Blog

Mercedes-Benz EQV 300 Longo. Classe V elétrico

Para o transporte de grupos maiores, a Mercedes-Benz propõe uma versão elétrica do monovolume premium Classe V, que recebeu a designação EQV 300. Com motor elétrico de 150 kW (204 cv), bateria de 90 kWh que oferece uma autonomia de até 344 quilómetros, o EQV 300 Longo é uma verdadeira limousina XXL com emissões zero.

Enquanto muitas marcas optaram por descontinuar a sua oferta de monovolumes, substituindo-os por MPV ou SUV, a Mercedes-Benz optou por não abandonar este segmento e lançou mesmo uma versão elétrica do seu luxuoso Classe V, que passou a ser comercializado sob a designação Mercedes-Benz EQV.

A nova proposta elétrica da marca alemã distingue-se exteriormente da variante de combustão pela adoção de uma imagem específica da família EQ, incluindo a grelha do radiador “Black Panel”, as etiquetas “EQ” nos guarda-lamas dianteiros ou as jantes de liga leve de 18”. Outro elemento diferenciador consiste na tomada de carregamento, localizada no lado direito do pára-choques dianteiro.

A imagem premium é sublinhada, no caso da unidade ensaiada – EQV 300 Longo – pelo pacote opcional Avantgarde, que compreende um elemento decorativo em alumínio escovado, sistemas de luzes inteligente, com detalhe em preto e farolins em LED.

INTERIOR

Com um comprimento exterior de 5,37 metros, o Mercedes-Benz EQV 300 Longo permite transportar até oito pessoas, distribuídas por três filas de bancos individuais numa configuração 2+3+3. O acesso aos lugares traseiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes, com comando elétrico.

Apesar das origens “comerciais” do Classe V, o painel de bordo do EQV 300 Longo assemelha-se mais a uma limousina topo de gama do que propriamente a um furgão, fazendo lembrar um Classe S da geração anterior. Os materiais denotam qualidade e as saídas da ventilação com o design de uma turbina de avião evocam o Classe E.

Espaço a bordo é outro dos grandes argumentos do EQV 300 Longo, não só devido a uma generosa distância entre-eixos de 3,43 metros, como também às cotas para os ombros e a cabeça dos ocupantes. A bagageira, por sua vez, oferece um volume de 1410 litros com todos os bancos na posição normal.

MECÂNICA

O Mercedes-Benz EQV 300 Longo recebe uma cadeia cinemática elétrica, denominada eATS, instalada sob o eixo dianteiro. O motor elétrico, caixa de velocidades com uma relação fixa, o sistema de arrefecimento e a eletrónica de potência constituem uma unidade compacta e integrada.

O motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e um binário de 362 Nm, permitindo ao EQV 300 Longo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,1 segundos.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de lítio, localizada por baixo do piso do veículo, que oferece uma capacidade de 90 kWh. A autonomia anunciada para esta versão é de 344 quilómetros.

Para otimizar a autonomia, o condutor tem ao seu dispor um sistema de regeneração da energia de travagem, que disponibiliza quatro modos, selecionados através de uma patilha atrás do volante: D++ (nula), D+ (baixa), D (normal), D- (máxima).

A capacidade da energia da bateria de tração pode ser recuperada externamente através de uma tomada de carregamento. O EQV 300 Longo está equipado com um um carregador de bordo de corrente alterna de 11 kW, podendo a bateria ser carregada numa wallbox ou num posto público.

A carga é efetuada através da tomada CCS (Combine Charging Systems), que aceita carregamentos em corrente contínua até 110 kW. Num posto de carregamento público em corrente alterna de 11 kW, a bateria recupera a sua capacidade total em cerca de 10 horas. Se for utilizado um posto rápido de 110 kW é possível carregar até 80 por cento da capacidade bateria em cerca de 45 minutos.

TECNOLOGIA

Em termos de conteúdos tecnológicos, o EQV dispõe dos mais avançados sistemas desenvolvidos pela Mercedes-Benz, designadamente ao nível da digitalização. A parte superior da consola central é dominada por um ecrã tátil multimédia de 10,25 polegadas, onde corre a versão do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), otimizada para veículos elétricos.

O ícone EQ no menú principal serve de ponto de acesso aos indicadores e definições específicos, com destaque para a corrente de carregamento, a hora de partida, o fluxo de energia e o histograma do consumo de energia. O sistema também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O utilizador pode aceder às diversas funções através do ecrã táctil ou de um trackpad na parte inferior da consola central.

O painel de instrumentos também é específico de um veículo elétrico. O conta-rotações tradicional desapareceu, tendo sido substituído por um indicador de potência para visualização do nível de consumo (Economy), Boost (potência máxima) e Charge (recuperação de energia). Ao centro surge um ecrã digital que disponibiliza informações relativamente ao modo recondução selecionado, à autonomia prevista, distância percorrida, velocidade média, entre outras.   

AO VOLANTE

Em combinação com os vidros largos e os generosos espelhos exteriores, o banco do condutor tem uma posição elevada e oferece uma excelente visibilidade da estrada e das condições de trânsito. Outro auxiliar precioso é o Assistente de Ângulo Morto. A terceira fila de bancos penaliza a visibilidade traseira, mas esse constrangimento é ultrapassado pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assim como pela câmara traseira de 360º.

Para iniciar a márcha do EQV 300 Longo basta rodar a chave da ignição e esperar que se ilumine o painel de instrumentos, assim como a indicação “Ready”. O condutor deverá depois selecionar o modo de condução pretendido (R-N-D) através de uma alavanca localizada no lado direito atrás do volante.

Como é habitual nos veículos elétricos, a disponibilidade de binário logo no arranque torna a condução agradável em termos de acelerações, embora as prestações sejam algo penalizadas pelo peso em vazio de quase três toneladas. A instalação dos módulos de bateria na parte inferior da carroçaria não só liberta espaço no habitáculo como também assegura uma melhor distribuição de pesos neste veículo de tração dianteira.

Durante o ensaio foi possível alcançar um consumo médio de 25,0 kWh/100 km, abaixo dos 28,9 kWh/100 km anunciados pela marca, o que se deveu sobretudo à circulação predominantemente em ambiente urbano e suburbano. De salientar, a eficiência do sistema de regeneração de energia que permite recuperar alguma autonomia. Além disso, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 140 km/ para não penalizar o consumo.

VEREDICTO

Amplo espaço para oito ocupantes e respetivas bagagens, um equipamento de série bastante completo, ambiente sofisticado e luxuoso são os principais argumentos da versão elétrica do Classe V, que é proposta a partir de 80.437 euros. O EQV 300 Longo ensaiado conta com quase 9800 euros em equipamentos opcionais, fazendo elevar a fatura final para os 92.442 euros. Os baixos custos de utilização e manutenção, a agradabilidade de condução, a autonomia tornam este veículo numa solução bastante interessante para viagens com emissões zero.

15-03-2024
Outros Artigos