Blog

Image01
Inspeções de veículos serão válidas por mais três meses

De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) de veículos deverá ser prolongada até 3 meses. Isto para viaturas com data de inspeção posterior ao passado dia 11 de março.

O documento, que decorre de diversas reuniões entre a Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel, a Secretaria de Estado da Mobilidade e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, vai dar enquadramento legal à prorrogação das fichas de inspeção de cada viatura, que se afigura essencial no quadro da prevenção do Covid-19.

O processo tem sido complexo, envolvendo igualmente as seguradoras, mas o documento estará quase fechado. "É essencial este enquadramento legal, pois, em caso da declaração do Estado de Emergência, as pessoas não vão poder sair de casa, inviabilizando a realização da IPO. Em caso de algum incidente, haveria problemas com as seguradoras e mesmo com as autoridades", referiu ao JN uma fonte ligada ao setor.

O JN sabe que tem havido reclamações por parte dos proprietários de viaturas pelo facto de o inspector ter que se sentar ao volante para realização de alguns testes, o mesmo se aplicando aos profissionais, obrigado a entrar em dezenas de viaturas por dia, sem saber das condições de saúde do seu proprietário.

"Os centros já aplicam medidas de contingência, com os inspectores a usarem luvas e os centros disponibilizarem desinfectantes das mãos, mas o risco existe sempre e é preferível suspender as inspeções", sublinhou a mesma fonte.

 

Fonte: Jornal de Notícias
18-03-2020