Blog

Image01
Tudo sobre o novo Dacia Spring, o primeiro elétrico realmente acessível.

O novo carro eléctrico Dacia Spring é o mais recente lançamento da marca Dacia e promete ser um dos carros eléctricos mais acessíveis do mercado português. É o primeiro veículo totalmente eléctrico da marca e é uma opção económica e acessível para aqueles que querem reduzir a sua pegada de carbono e escolher um modo de transporte mais amigo do ambiente.

 

O Dacia Spring é um automóvel compacto com amplo espaço interior. É um veículo muito prático e versátil, ideal para viagens urbanas e de curta distância. O design é moderno e atractivo, com uma frente arredondada e faróis em forma de C. O carro tem uma altura de 1,51 metros, um comprimento de 3,73 metros e uma largura de 1,62 metros.

 

O interior do Dacia Spring é simples mas funcional. O painel de instrumentos inclui um visor digital de 3,5 polegadas, que fornece informações sobre velocidade, carga da bateria e alcance. A consola central tem um ecrã táctil de 7 polegadas para controlar o sistema de info-entretenimento e outras funções no automóvel.

 

O Dacia Spring é alimentado por um motor eléctrico de 44cv e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 26,8 kWh. Com a bateria totalmente carregada, o alcance é de até 305 km (WLTP), o que é suficiente para a maioria dos utilizadores urbanos. Com uma velocidade máxima de 125 km/h, o Dacia Spring pode ser utilizado em auto-estradas sem problemas.

 

O tempo de carregamento para o Dacia Spring é de aproximadamente 14 horas numa tomada de parede doméstica convencional de 220 V, mas isto pode ser reduzido para 5 horas com o carregador de parede opcional de 7,4 kW. Também suporta carga rápida até 30 kW, carregando a bateria de 0 a 80% em apenas 50 minutos.

 

Uma grande vantagem do Dacia Spring é a sua acessibilidade económica. A versão de base pode ser adquirida por cerca de 14.200 euros, tornando-o um dos veículos eléctricos mais acessíveis no mercado português. Além disso, os proprietários do Dacia Spring podem também beneficiar de incentivos fiscais portugueses que oferecem descontos até 2.250 euros na compra de um veículo eléctrico.

 

O Dacia Spring é também um excelente veículo de segurança, tendo recebido três estrelas nos testes de segurança Euro NCAP, e está equipado com várias características de segurança, incluindo ABS, controlo de estabilidade, assistência à travagem de emergência e aviso de saída da faixa de rodagem.

 

Em termos de concorrência, o Dacia Spring é um dos poucos veículos eléctricos que oferece uma relação preço/desempenho tão excelente. Contudo, embora existam outras alternativas no mercado com maior autonomia e desempenho, tais como o Renault Twingo Electric, Peugeot e-208 eVolkswagen ID.3 a um preço mais elevado. O Dacia Spring é, portanto, uma opção interessante para aqueles que procuram um veículo eléctrico acessível, com autonomia e desempenho para uso urbano.

 

O Dacia Spring é também um veículo amigo do ambiente. Como não produz emissões de escape, não produz poluição atmosférica, tornando-o uma opção sustentável para aqueles que desejam reduzir a sua pegada de carbono. São também geralmente mais baratos de manter, pois têm menos peças móveis e requerem menos manutenção do motor do que os veículos a gasolina ou diesel.

 

Outra vantagem do Dacia Spring é a sua garantia. A Dacia oferece uma garantia de 3 anos ou 100000 kms sobre o veículo e uma garantia de 8 anos ou 120000 kms sobre as baterias. Isto significa que os proprietários desfrutam de paz de espírito e segurança durante os primeiros anos de posse do veículo.

 

Contudo, deve ter-se em conta que o Dacia Spring não é um carro perfeito. Há várias desvantagens a considerar antes de comprar: primeiro, a falta de opções de personalização. O carro só é oferecido em duas versões, o que significa que as opções de personalização são limitadas. Isto significa que o Dacia Spring pode não ser a melhor escolha para quem procura um carro com características específicas.

 

Outro inconveniente é o seu mau desempenho em estradas acidentadas e viagens longas. A gama é adequada para uso urbano, mas pode não ser suficiente para aqueles que viajam frequentemente longas distâncias. Além disso, os tempos de carregamento podem ser um problema, especialmente para os utilizadores que não têm acesso a carregadores rápidos.

 

Em conclusão, o Dacia Spring eléctrico é uma opção interessante para quem procura um veículo eléctrico acessível e amigo do ambiente para uso urbano. É um veículo simples e funcional, com autonomia e desempenho adequados para a maioria dos utilizadores urbanos. O preço acessível e a garantia oferecida pela Dacia são também pontos a favor deste veículo. No entanto, deve ser lembrado que o Dacia Spring não é um automóvel perfeito e pode não ser a melhor escolha para quem procura um automóvel com características específicas ou que percorra longas distâncias.

20-03-2023